quarta-feira, 22 de junho de 2011

Namoro virtual

NAMORO VIRTUAL

Estava pensando num post que chamasse à atenção dos adolescentes. Então comecei a ler textos e novidades na internet, e ainda fiquei muito indecisa.
Foi quando peguei o exemplar mais recente da Revista CAPRICHO, da coleção da minha filha, e lendo os textos, acabei encontrando o tema ideal para hoje:
NAMORO VIRTUAL

O mais legal de tudo, é que esta situação não é vivida só por adolescentes, mas por pessoas de todas as idades...
Quem nunca viveu um romance virtual... uma aventura através da telinha???
Um dos grandes motivos dessa aventura é a solidão. Começam a teclar nas noites, nas madrugadas, desabafam seus problemas; dramas e alegrias, trocam mensagens de afeto; de amor, e... quando se dão conta, estão vivendo um romance virtual.
Por isso, acredito que este texto seja interessante para todas as idades. Espero que gostem!!!
Beij♥s, Selma.

Fonte: Revista CAPRICHO – Edição do Amor
Nº 1072, 07/06/2009
Texto: de Renata Reps
Edição: Luise Takashina ( ltakashina@abril.com.br)
Informações: Luciana Ruffo, psicóloga do Núcleo de Pesquisas em Psicologia da Informática da PUC-SP e coautora do livro Relacionamentos na Era Digital e Mônica Mota, professora supervisora de atendimento em psicoterapia de adolescentes da Universidade Mackenzie.

NAMORO
ENTRE
TELINHAS

“Por causa da internet, os relacionamentos estão ficando cada vez mais diferentes. E, mesmo não tendo beijo e amasso, eles podem ser sérios!”

Você e o seu namorado se falam todos os dias e passam horas juntos. As suas amigas sabem que você está superapaixonada e que mal pode esperar o momento de chegar em casa para falar com ele por MSN... Essa história poderia ser a de qualquer casal, não fosse um detalhe que fica mais comum a cada dia que passa: muitos namoros rolam somente pela internet, entre um casal que nunca se conheceu pessoalmente – que nunca se beijou ou se abraçou.
Uma pesquisa realizada pela comunidade de relacionamento virtual Habbo mostrou que, dos 22 mil adolescentes entrevistados no Brasil, 88% já tiveram um namoro só pela internet – a maior porcentagem entre os 33 países que fizeram parte do estudo. E, não para por aí: 86% dos jovens acham muito mais fácil namorar virtualmente do que cara a cara e, por isso, preferem esse tipo de relação. “O adolescente quer encontrar alguém que compartilhe suas dores e seus ideais. É a fase da vida em que menos se quer ficar sozinho e a internet proporciona conhecer a outra pessoa de forma muitas vezes mais profunda do que em contatos pessoais”, explica Luciana Ruffo, psicóloga especialista em internet.

PARA NÃO DAR TILT

Algumas neuras que podem pintar quando se vive um namoro virtual
1. Por que parece ser tão fácil namorar pela internet ?Relacionamento dá trabalho. É lidar com as vontades do cara, ciúme... Nessa hora, um namoro pela internet é muito mais simples. “Nada melhor do que ter uma telinha de computador para intermediar esse processo”, afirma Mônica Mota, professora de psicoterapia de adolescentes. E, de longe, é fácil criar um namorado perfeito – o sonho de toda garota!

2. Como saber se estou apaixonada?
Nem todo mundo precisa toca em alguém para se apixonar. Por isso, os sintomas são os mesmos de uma paixão na vida real: suspiros, pensar só nele, sonhar acordada. Às vezes, basta que ele pense de um jeito parecido com o seu para te encantar.

3. É normal namorar assim?Sim. Trata-se de um novo tipo de relacionamento em que o contato é só virtual. Por isso, você pode estranhar ou ficar encanada que seus pais e até seu irmão mais velho entendem como ele funciona. É claro que um namoro pela net entre duas pessoas que moram na mesma cidade têm muito mais chance de virar real. Se não for o caso, é uma decisão sua encarar o rolo ou não. Sente-se amada? Então, invista.

4. Quando sei que estou mesmo namorando?
Isso também é parecido com os relacionamentos cara a cara. O menino pode fazer um pedido, dar indiretas ou até mesmo você pode tomar a iniciativa. Vocês vão se falar todo dia e, aos poucos, perceber que só querem ficar um com o outro.

5. Conto para os meus pais?O ideal é que você conte aos poucos e quando o namoro ficar sério. Como é um tipo de relação que seus pais não viveram, eles podem fazer um monte de perguntas. Prepare-se. Ajuda mostrar o menino pela webcam e até pedir para que sua mãe tecle com ele.

6. Você está namorando pela internet e conhece um cara lindo e legal. O que fazer?Bom, não adianta fingir que nada está acontecendo. Antes de tomar qualquer atitude, compare os dois garotos e descubra qual deles mexe mais com a sua cabeça. É nele que você que você deve investir! O ponto-chave aqui é que o mundo da net não pode atrapalhar o seu mundo real., ou seja, sua chance de ter um namoro por inteiro.

7. Como sei que não estou sendo enganada pelo meu namorado virtual?
Certeza absoluta, você nunca vai ter (até mesmo na vida real!). Para se prevenir... 1. Tente conversar com ele por telefone. 2. Pergunte coisas sobre a vida real do menino, como onde ele estuda. 3. Peça outras fotos, além das que ele tem no Orkut e no Facebook. 4. Marque um encontro. Se ele enrolar para responder, desconfie.

8. Um namoro virtual é menos significativo?Não, mas você precisa ser mais cuidadosa para não ser enganada. Afinal, você tende a criar a relação e o namorado perfeitos na sua cabeça e, ao conhecer o cara ou com o passar do tempo, pode se decepcionar.
SEM ROUBADAS!

1. Examine todas as fotos dele no Orkut e dê uma olhada nas dos amigos. Se achar que as imagens têm muito Photoshop ou os caras têm jeito de gringo, desconfie.
2. Peça para vê-lo pela webcam. Se ele não tiver, sugira que vá a uma lan house. Faça questão de ver a pessoa em tempo real.
3. Insista para marcar um encontro pessoalmente.
4. Grave as conversas no MSN e, de vez em quando, compare uma com a outra. Assim você pode ver se o garoto não se contradiz.

DA NET PARA A VIDA REAL

O primeiro passo para fazer isso é marcar um encontro. Depois, prepare-se. É normal que a primeira vez que vocês se vejam seja estranha. Pode ser que você não goste do cheiro do garoto, da forma como ele se veste ou de alguma mania que ele tem. Esteja preparada para se apaixonar ainda mais ou desencanar (como tola em qualquer namoro real!). Mas acredite: depois do encontro, se o namoro continuar, ele será mais intenso!

INSISTA QUANDO...
...Vocês dois têm muita afinidade.

...Existe a possibilidade real e próxima de um encontro.

…Seus pais já são familiarizados com a história e apoiam que você se esforce para encontrar o garoto.

…Você já tem provas suficientes de que o menino é quem você pensa que é.

…As regras que vocês combinaram no mundo virtual deram certo: os dois não têm dificuldade em se manter fiéis, estão lá quando o outro precisa e dispostos a fazer a relação dar certo.

PSIU! Se você já viveu alguma experiência parecida, e quiser me contar, fique à vontade.
Aguardo opiniões e comentários!

Sem comentários:

Enviar um comentário